Identificação de Persona

Alcance clientes que precisam do tipo de serviço que oferece

Empresas que se preocupam com a identificação e definição de persona conseguem obter uma comunicação mais assertiva. Isso porque, trata-se de uma estratégia que permite entender melhor o perfil e o comportamento dos potenciais clientes.

A partir da criação de personas, é possível reunir dados demográficos como: idade, sexo e região geográfica, assim como mapear o comportamento do consumidor, de acordo com seus interesses, o horário em que efetuam a compra, meio de pagamento, ticket médio, entre outros dados relevantes.

Em resumo, a identificação de persona tem como finalidade humanizar essas informações criando uma pessoa fictícia que represente um grupo de usuários considerados potenciais clientes, ou seja, aquelas que procuram e precisam do seu tipo de produto ou serviço.

Através dessa segmentação aplicada na definição de persona, você consegue direcionar estratégias mais eficazes e consequentemente desenvolver campanhas mais assertivas.

Processo de Criação de Personas

A identificação e definição de personas é vista uma estratégia fundamental desenvolvida pela Agência de Marketing Digital. Seu objetivo é enviar a mensagem certa para as pessoas certas e, assim, aumentar as chances de sucesso de uma empresa.

O processo de criação de personas é realizado em etapas, entre elas estão:

  • Determinar o tipo de conteúdo que você precisa para atingir seus objetivos;
  • Definir o tom e o estilo de seu conteúdo;
  • Desenvolver as estratégias de marketing apresentando o público que deve ser focado;
  • Definir os tópicos sobre os quais deve escrever;
  • Entender onde os prospectos buscam suas informações e como eles querem consumi-las.

Para isso, é preciso reunir o time e definir pontos e informações que se deseja explorar e que podem gerar insights durante o processo para a criação de personas. Essa é uma atividade colaborativa e o envolvimento de cada um é importante para a empatia com o cliente.

De modo geral, esse é o momento de coletar com base nos clientes ativos e mensuração dos resultados do Google Analytics. A partir dele, será possível observar informações demográficas, de comportamento do consumidor e qualquer outra que se deseja descobrir e que foi levantada pela equipe.

Com todas essas informações em mãos, é hora de identificar padrões e segmentar a base de personas. Após a definição, sua empresa está pronta para se comunicar da maneira mais adequada com seus potenciais clientes.

 


 

Ainda tem duvidas

Não se preocupe estamos aqui para ajudá-lo!