Está em busca de um salão de beleza? Procura no Google. Quer um dentista perto de você? Google também. Quer levar a família a um restaurante legal no final de semana? Pesquisa no Google e veja as avaliações dos restaurantes.

Essas colocações podem ser constatadas por uma pesquisa recente do buscador que registrou que 96% dos brasileiros procuram empresas no Google antes de ligar para elas ou visitá-las.

O mais comum nessa procura é entender a reputação do estabelecimento em questão e, posteriormente, saber o endereço e localização exatos para, então, fazer uma visita.

Nesse contexto, uma pesquisa da Pew Research mostrou que, nos EUA, 82% das pessoas leem avaliações de produtos na internet antes de comprar.

Tanto na Terra do Tio Sam, quanto aqui, as avaliações positivas em evidência são determinantes para que uma pessoa decida comprar um produto ou contratar um serviço.

Se você já passou por alguma das situações citadas no início desse post, certamente sabe que a proposição: se não está no Google, não existe, é verdadeira e absoluta.

Sabendo disso, em junho de 2014, o Google criou o ‘Google Meu Negócio’ (também conhecido em inglês como Google My Business), uma plataforma que permite que estabelecimentos comerciais apareçam em destaque com informações completas como nome, avaliações de clientes, endereço exato, fotos do local e dos produtos, entre outros artigos.

Por meio dessa plataforma, é possível ganhar um bom destaque no Google, sem necessariamente anunciar no Google Ads.

Segundo dados de 2018 do próprio Google, mais de 10 milhões de locais no Brasil foram registrados no Google Maps e a grande maioria deles está no Google Meu Negócio.

No meio dessa onda de expor as informações gerais, catálogo e avaliações dos negócios, muitos empresários podem se sentir perdidos e acabam deixando de lado essa ferramenta incrível que pode atrair e fidelizar cada vez mais clientes.